top of page

Palestras

Com amplo conhecimento, experiência e insights para compartilhar com o público. Minha experiência em negócios inovadores e de tecnologia, liderança e desenvolvimento pessoal, ajuda corporações, startups e público governamental a se desenvolver em diversas áreas e necessidades.

Customizo minhas apresentações para atender às necessidades e objetivos específicos dos meus clientes. Elaboro as palestras colaborativamente com os organizadores do evento para entender o público, os objetivos e os resultados desejados. Os resultados são conteúdos relevantes, valiosos e impactantes.

Buscando sempre motivar e inspirar o público. Viso criar uma atmosfera positiva e energizante, incentivando as pessoas e profissionais a abraçar a mudança, superar desafios e alcançar todo o seu potencial.

Vamos causar um impacto positivo e criar experiências transformadoras juntos?

Conheça os conteúdos das minhas palestras:

Inovação e Transformação Digital

  • Empregos do futuro e oportunidades da nova economia;

Fatores políticos, ambientais, sociais e econômicos impulsionam as mudanças na sociedade da nova economia. Ao todo, 23% das ocupações devem se modificar até 2027, segundo o estudo "Futuro do Trabalho", elaborado pelo Fórum Econômico Mundial com o apoio da Fundação Dom Cabral.

A adoção de novas tecnologias junto a tendências globais mostra uma demanda mista de habilidades digitais e humanas para o futuro, com carreiras surgindo em áreas diversas.

Muito temos ouvido sobre os robôs tomarem o lugar dos humanos no mercado de trabalho, sobre inteligência artificial, sobre a grande ascensão tecnológica. É verdade que a tecnologia mudou nossas vidas, os hotéis que hoje se reserva em 1 clique, os carros que nos buscam e nos levam pedindo por aplicativos, os livros e filmes que se lê e assiste em qualquer lugar pelo celular.

Mas também é verdade que, cada vez mais, a humanidade é um diferencial. Comportamentos essencialmente humanos são desejados pelas empresas, mesmo as empresas de tecnologia. Sentimentos, colaboração, vontade e amor são diferenciais competitivos na jornada das profissões.

  • Futuro: Megatrends

O que vem pela frente: O futuro com ChatGPT, IA, 5G, BigData, Internet das Coisas, Novas Energias, Segurança Cibernética, Sustentabilidade, Desafios sociais - as tecnologias, comportamentos e ações que estão moldando o futuro e como atuar frente a elas.

  • Ecossistemas de Inovação e Inovação Aberta;

Existem muitos ecossistemas dentro de um ecossistema de inovação. Empreendedores / investidores / centros de pesquisa e desenvolvimento / empresas de diferentes portes são parte de um todo, mas possuem um papel específico dentro do mercado da nova economia.

O modelo de negócios das startups trouxe uma mudança significativa para o mercado e abre portas importantes para a inovação em todos os segmentos, inclusive de grandes empresas.

Criar ecossistemas robustos, integrados e colaborativos é um desafio, mas também a grande oportunidade de crescimento para muitos segmentos desde empresas até cidades. Quais são os passos que precisamos dar para alcançá-los?

  • Inovação e a sociedade;

“Everyone alive today is being scored”. Esta é uma afirmação ousada do Tech Trends Report, o relatório do Future Today Institute - que todo ano aponta as novas tendências tecnológicas. Técnicas de pontuação de clientes, avanços nas tecnologias de Reconhecimento, Inteligência Artificial, Telemedicina, Industria 4.0, Home of Things (HoT), Mobility as a service, alimentação sintética, economia verde (ufa!)...

Há uma mudança no comportamento do consumidor e das empresas que deixa pegadas digitais, sinais que mostram novos caminhos, produtos e serviços que podem ser desenvolvidos e individualizar cada vez mais a sociedade. Nesta complexidade alavancada pelo desenvolvimento tecnológico, ética, transparência e empatia podem e devem estar na pauta de todos os gestores. Vamos debater sobre esses pontos?

Comportamento

  • Liderança

Fundamental em um mundo cada vez mais complexo, onde as mudanças acontecem com maior velocidade, o líder inovador é capaz de conduzir estratégias no presente de olho no futuro. A disrupção de mercados e produtos pode levar empresas estabelecidas ao fracasso. Como o líder se posiciona frente às mudanças, a novas concorrências e ao seu time?

  • Liderança Feminina;

Começamos a discutir ativamente o papel da mulher no mercado de trabalho há poucos anos. Não faz muito que enxergamos (e nem todos ainda) que o machismo é uma barreira para ascensão na sua carreira – o machismo velado tanto quanto o aberto. O machismo dos homens tanto quanto das próprias mulheres.

Falar a respeito de maternidade e carreira é muito importante, mostrar números, levantar fatos e histórias, mas se quisermos mesmo rodar a engrenagem precisamos enfrentar ainda mais de frente as inúmeras variantes que fazem que apesar de serem maioria no mercado, menos de 10% dos líderes corporativos são mulheres.

  • Mulheres na tecnologia.

O setor de tecnologia é o que deve criar mais empregos nos próximos anos, quando os avanços nas áreas de robótica e inteligência artificial podem causar a automação de uma importante parte dos empregos.

Mulheres e homens serão afetados pela automação. Mas, no Brasil, menos de 20% dos graduados em cursos de ciência da computação são mulheres. São menos de 25% dos empregados em áreas técnicas de tecnologia da informação e apenas 17% de programadores no mundo.

A ausência feminina no mercado de tecnologia tem impactos ainda maiores que a falta de empregabilidade. As mulheres não podem permanecer à margem da área que vem transformando comportamentos, estilos de vida, serviços e produtos.

Smart Cities

  • Cidades inteligentes, resilientes, humanas e sustentáveis

 

O termo inovação entrou definitivamente no vocabulário do gestor em todos os segmentos, inclusive do gestor público. Pensar em inovação e cidades mais inteligentes não é apenas uma estratégia, mas uma necessidade para resolvermos os problemas cada vez mais complexos e darmos conta da velocidade das transformações que a sociedade vem passando. As novas tecnologias vêm facilitando e desburocratizando serviços públicos, por outro lado vêm impondo desafios de implementação, segurança, ética e inclusão. As mudanças tecnológicas não estão separadas das mudanças comportamentais e a visão sistêmica e integrada da gestão pública nunca foi tão necessária e urgente.

  • Transformação Digital - Governos como plataforma

Mudanças comportamentais da sociedade, do mercado e do consumo pressionam o setor público à transformação.

O século 21 acelerou a digitalização dos governos, ainda assim, manteve a visão vertical dos departamentos. No geral, os governos se digitalizam em silos e digitalizam departamentos horizontalmente. Quando na verdade deveriam propor a integração, gestão, segurança, compartilhamento e desenvolvimento de aplicações como base para os serviços públicos. Na prática, um governo digital é mais eficiente, ágil e transparente. Qual o caminho para se chegar a esta realidade?

bottom of page