top of page
  • crisalessi

Avanço da Inteligência Artificial nas empresas

Discussões de altíssimo nível no III Seminário de Negócios Internacionais do Paraná, realização do Adm WTC Curitiba em parceria com a Fiep - Federação das Indústrias do Estado do Paraná, reunindo 900 participantes. Mediei um painel sobre os Avanço da Inteligência Artificial nas empresas.

Daniella Abreu, PhD, CEng - presidente do WTC Curitiba, Joinville e Porto Alegre. Marcel Malczewski, SANDRA MARCHINI COMODARO e Eduardo Bekin - do conselho WTC.
Cris Alessi; Daniella Abreu, PhD, CEng - presidente do WTC Curitiba, Joinville e Porto Alegre. SANDRA MARCHINI COMODARO e Eduardo Bekin - do conselho WTC.

No painel discutimos a influência da tecnologia e da inteligência artificial nas operações internacionais com os feras Fabio Lima chief architect e data scientist na IBM ; Gustavo Coutinho coordenador de gestão de riscos aduaneiros no Ministério da Fazenda e Sobhan Daliry chief product officer na Pipefy.


A IBM apresentou cases de empresas como a Lufthansa, que atende 100 mil consultas de clientes anualmente e faz uso de IA generativa nesse processo. Já a startup Pipefy, criada em Curitiba em 2015, já começou global ao oferecer automação de processos para empresas como o Gympass e a DASA. Em 2022, teve receita próxima de 35 milhões de dólares."


Nas trocas entre países, as aduanas têm a tarefa de parar ou deixar passar cargas. Isso gera custo para o importador e para o cliente final, ao mesmo tempo em que precisamos proteger o consumidor de mercadorias piratas, cumprindo a legislação. O Sistema de Seleção por Aprendizagem de Máquina (SISAM) está em uso há oito anos, aprendendo com histórico das declarações de importação, 100% integrado ao fluxo de importação. É a aprendizagem automática sem interferência humana", detalhou Coutinho.


Foram 8 painéis em 2 dias intensos e também tive a oportunidade de encontrar referências brasileiras do setor. A realização foi da Daniella Abreu, PhD, CEng - presidente do WTC Curitiba, Joinville e Porto Alegre. Marcel Malczewski, SANDRA MARCHINI COMODARO e Eduardo Bekin - do conselho WTC.



IBM, Receita Federal e Pipefy discutem Inteligência Artificial
IBM, Receita Federal e Pipefy




1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page